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Bibliografia





A constituição de validade, precisão e normatização do ROP fundamenta-se em quatro pilares bibliográficos a serem expandidos nos próximos estudos, sendo: 1) O de pesquisa-ação, que é “uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248). 2. Dos pressupostos teóricos da Gestalt, teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações. 3) Na referência detalhada pelas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Curricular Comum. 4) No conceito de Inteligências Múltiplas, elaborado por Howard Gardner. 5) Dos apontamentos e considerações estatísticas psicográficas da Teoria de Resposta ao Item.

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